Notícias

Técnicas de relaxamento muscular podem ajudar o corpo e a mente

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 21/09/2020 às 13:20
atualizado em: 21/09/2020 às 13:22

Texto:

Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

Neste período de muito estresse e tensão por causa de pandemia, que tal investir em relaxamento? Reduzir as tensões musculares, relaxar o corpo, ativar a circulação sanguínea. Esses e outros objetivos podem ser alcançados com a prática de procedimentos que envolvem o relaxamento muscular. Nada mais é do que um alívio da contração muscular por certo período de tempo, obtido por técnicas como yoga, pilates, massagens, alongamentos, entre outros. 

“O relaxamento muscular pode ser feito após a atividade física, com o objetivo de promover a recuperação muscular, mas não somente após os exercícios. Não existe um momento ideal, depende da demanda de cada paciente. Vale ressaltar que existem muitas técnicas de relaxamento, e deve se considerar os objetivos a serem alcançados para ser estipulado o momento ideal para ser realizada cada técnica”, explica a Fisioterapeuta Motora da Rede Paulo de Tarso e Especialista em Gerontologia, Luíza Faria Dias.

A especialista ainda lembra que, além de aliviar o físico, o relaxamento muscular promove outros benefícios. “Além dos efeitos benéficos sobre a musculatura, podemos destacar maior sensação de bem estar, redução dos níveis de estresse, melhora da qualidade do sono, melhora do sono, entre outros”.

"Os problemas de saúde mental estão aumentando em escala preocupante durante a pandemia e isolamento social. Na atual situação é comum quadros de ansiedade e estresse. É importante estabelecer uma rotina com hábitos saudáveis, praticar exercícios, manter alimentação balanceada, e incluir as técnicas de relaxamento muscular para controlar o estresse" diz a fisioterapeuta Motora da Rede Paulo de Tarso e Especialista em Gerontologia, Luíza Faria Dias.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Astrônomos da Universidade de Varsóvia, que apontaram a existência de planetas "vagantes" anos atrás, estão por trás da descoberta. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Além de aproveitar os dias no país, o cantor ainda se reuniu com compositores e produtores locais. #Itatiaia

    Acessar Link